Tecnologia da Informação
Segurança da Informação

Seja bem-vindo ao espaço destinado à segurança da informação no TJMS. Neste local, você encontrará orientações, normas, cartilhas e diretrizes sobre segurança e proteção de nossas informações contra diversas ameaças, sejam estas internas ou externas.

Há muito tempo as organizações por todo mundo entenderam que informação, independentemente de seu formato ou estado, é uma ativo de grande valor. Não é de hoje também que espionagem industrial, vazamento de informações, invasões a sistemas e demais crimes digitais assolam e preocupam pequenas empresas, grandes corporações, e claro, o setor público.

A segurança da informação, mais que somente TI, envolve um variado conjunto de ações de gestão que apoiam a organização no estabelecimento de uma cultura de proteção às informações sensíveis.

No PJMS, a segurança da informação é conduzida através de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI/TJMS) que, por meio de um processo de análise de riscos, visa preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação, fornecendo confiança às partes interessadas.

Conforme definido nas boas práticas em SI da norma ABNT ISO/IEC 27001, para alcançar seus objetivos, o SGSI/TJMS implementa políticas, normas, procedimentos, ações de conscientização e diversas outras abordagens visando a salvaguarda de nossas informações sensíveis.

Assim, envolva-se nas ações em conscientização em segurança da informação promovidas pelo TJMS, leia nossas políticas e normas de segurança, entenda quais são os principais riscos inerentes às informações do judiciário. A Segurança da Informação é responsabilidade de todos nós.



Cartilha desenvolvida para magistrados e gestores do PJMS. Trata de assuntos mais direcionado a este público, como os ataques avançados direcionados à alta administração das organizações.
Acesse nossa cartilha com dicas simples sobre segurança da informação. Cartilha de uso geral em SI usada em treinamentos, campanhas de conscientização e palestras pelo PJMS.
Cartilha do CERT.BR que traz informações úteis sobre uso do Internet Banking. Licença de uso conforme http://cartilha.cert.br/cc/
Esta norma implementa regras para concessão de acesso aos sistemas de informação no TJMS, redes Internet, Intranet, etc. Traz regras para os diversos setores que gerenciam credenciais de acesso e deixa claro que não é permitido acumulo de acessos sem auto
Institui a Política de Backup e Restauração de Dados no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul.
Define diretrizes para concessão de certificados digitais dentro do PJMS e alguns procedimentos como como solicitar, quem pode solicitar, como conservá-lo, procedimento de devolução, casos de extravio do token, etc.

 
Logo TJMS rodapé