Poder Judiciário - Página inicial.
Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos

Conciliar e Mediar – Caminhos mais Simples e Eficientes
Oficina de Parentalidade

Apresentação

A Oficina de Parentalidade foi concebida para ajudá-lo (a) a ter melhor compreensão sobre os efeitos que o divórcio produz nos seus filhos e, ainda, para dar-lhe algumas ideias de como lidar melhor com essa nova fase da vida, estabelecer uma boa parceria parental e proteger seus filhos dos efeitos danosos do conflito e ajuda-los a superar essa difícil transição.

A mudança na estrutura da família decorrente do divórcio ou da dissolução da união estável pode ser estressante e traumática para os pais e para os filhos, especialmente os casos de conflitos intensos e mal administrados dos pais. Os pais precisam de orientação para poder ajudar seus filhos e a si próprios a superarem as dificuldades inerentes a esta fase de suas vidas. As crianças e os adolescentes merecem um local seguro onde possam explorar os seus sentimentos e adquirir estratégias para se adaptarem à reestruturação familiar.

Com a ajuda da Oficina de Parentalidade, os pais e seus filhos podem trabalhar juntos para conquistar uma vida mais harmoniosa e feliz!

O que é?

A Oficina de Parentalidade é um programa educacional interdisciplinar para casais em fase de ruptura de relacionamento, e os respectivos filhos menores de seis a dezessete anos de idade.

O programa se apoia na literatura sobre efeitos do divórcio e na importância dos pais e demais membros da família buscarem maneiras saudáveis de lidar com o término do casamento.

A Oficina oferece a oportunidade para que as pessoas que buscam a Justiça, para a solução de suas lides, encontrem apoio e se transformem em protagonistas da solução de seus próprios conflitos.


Para obter mais informações sobre os direitos de pais separados e outros relevantes assuntos a respeito do divórcio, acesse a Cartilha do Divórcio para Pais e a Cartilha do Divórcio para Filhos Adolescentes

Público-Alvo

a) Famílias que enfrentam a fase de transição familiar, por conta da ruptura do relacionamento dos pais;

b) Visitantes: profissionais que queiram obter conhecimento sobre o tema

Metodologia

A Oficina é ministrada em uma sessão, com duração de 4 horas, na qual pais e filhos são atendidos em salas separadas, e contém:

  • Apresentação de vídeos
  • Palestras proferidas por profissionais capacitados para esse fim

Resultados Esperados

Oficina de Pais:
Resgatar a responsabilidade das pessoas pela sua própria vida, transmitindo aos pais algumas informações relevantes sobre os efeitos negativos de seus conflitos intensos e mal administrados aos filhos e o que eles podem fazer para estabelecer uma boa parceria parental para que suas crianças e adolescentes vivam em um ambiente tranquilo e se tornem pessoas emocionalmente saudáveis.

Oficina dos Filhos:
Proporcionar aos filhos um ambiente seguro para a exteriorização de seus sentimentos e transmitir-lhes algumas estratégias e ideias para uma melhor adaptação à transição familiar.

IMPORTANTE: a Oficina dos Filhos ainda não está em funcionamento.

Como posso participar?

Procure o CEJUSC mais próximo de você e inscreva-se!


Informações:
3317-3991 / 3317-3972
cidadania.nupemec@tjms.jus.br


Local de realização: NUPEMEC
Rua das Garças, 1140. Centro
Campo Grande/MS



Processando...
Copyright © 2013 TJ-MS - Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Fone: (67) 3314-1300 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande - MS
Fórum de Campo Grande - Fone: (67) 3317-3300 / CIJUS - Centro Integrado de Justiça - Fone: (67) 3317-8600
Horário de Expediente: 12h às 19h.