Glossário
Notícias

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z 

Termo Descrição
SAJ Sistema de Automação Judiciária.
Segredo de Justiça Característica de certos atos processuais desprovidos de publicidade por exigência do decoro ou do interesse social. Nesses casos o direito de consultar os autos e de pedir certidão fica restrito às partes e a seus advogados.
Segunda Instância Designação do conjunto de órgãos judiciários que julgam recursos. Tribunal.
Semovente Diz-se da coisa animada que movendo-se por si é suscetível de se afastar de determinado lugar.
Sentença Decisão proferida por um juiz num processo. Decisão, portanto, de juiz singular. Na Justiça do Trabalho, existe, porém, a figura da sentença normativa, que não é proferida por juiz singular e sim por um colegiado, nos casos de dissídio coletivo.
Seqüestro É uma das medidas destinadas a conservar os direitos dos litigantes. Consiste na apreensão e no depósito de bens móveis semoventes ou imóveis ou de frutos e rendimentos destes.
Serventuário

Aquele que presta serviços auxiliares.

DP - funcionário que presta serviço à justiça.

Sessão Período em que os membros de um parlamento de um tribunal de uma associação ou de qualquer outro corpo colegiado reúnem-se para deliberar ou simplesmente ouvir uma explanação.
Sindicância Procedimento instaurado no âmbito de órgão público a fim de apurar irregularidade funcional e que dá base ao eventual processo administrativo que visará à punição do culpado.
Sub judice Expressão qualificativa de uma controvérsia em juízo.
Sucumbência Situação da parte perdedora da ação sobre quem recai o ônus das custas operacionais e os honorários de advogado da parte vencedora.
Súmula DP - conjunto de teses jurídicas reveladoras da jurisprudência predominante no tribunal, traduzida em forma de verbetes sintéticos numerados.
Súmula Vinculante T. Geral do Direito - aquela que, emitida por Tribunais Superiores após reiteradas decisões uniformes sobre um mesmo assunto, torna obrigatório seu cumprimento pelos demais órgãos do Poder Judiciário. 
Superior Tribunal de Justiça Órgão do Poder Judiciário com jurisdição em todo o território nacional com atribuição básica de processar e julgar originariamente os conflitos de competência entre quaisquer tribunais
Supremo Tribunal Federal O órgão judiciário mais elevado da Nação hierarquicamente acima dos Tribunais Superiores e dos juízes de qualquer grau. O Supremo Tribunal Federal tem por função precípua a guarda da Constituição.

1      2            


Voltar
Logo TJMS rodapé