Ejud-MS e CIJ promovem 1º Webinário Estadual sobre Adoção

21/05/2021 10:54 469 visualizações

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio, será realizado o 1º Webinário Estadual sobre Adoção, mais uma dentre as diversas ações desenvolvidas pelo TJMS para promover este que é considerado o mês da adoção.

Promovido sob a responsabilidade da Escola Judicial de MS (Ejud-MS), o evento foi idealizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS (CIJ), em parceria com Grupos de Apoio à Adoção (GAA) de várias cidades do Estado – associações sem fins lucrativos, formados em sua maioria por voluntários, que atuam na promoção do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e familiar – como forma de comemorar o Dia Nacional da Adoção, celebrado sempre no dia 25 de maio.

A abertura do evento será feita pela desembargadora Elizabete Anache, coordenadora estadual da Infância e Juventude do TJMS, que dissertará sobre o tema “Segurança Jurídica nos processos de adoção”. Já no dia seguinte, o jornalista e autor da série de livros “Vida de Adotivo”, Alexandre Lucchese, apresentará a palestra “A Adoção do Ponto de Vista dos Filhos”. No último dia será a vez do casal Luiz e Suzana Schettini com o tema “E o amor, tem idade?”. Os dois são conhecidos em todo o Brasil pelos livros publicados na área, sendo Suzana mestra em Psicologia Clínica, com ênfase na família e interações sociais, e voluntária do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Recife/PE.

Por meio do webinário, a CIJ almeja ampliar a conscientização e a reflexão sobre a importância da adoção, bem como despertar na sociedade a necessidade de se garantir o direito à convivência familiar e comunitária de todas as crianças e adolescentes.

Os três encontros serão transmitidos pelo canal do Youtube da Ejud-MS com a exposição ao vivo dos palestrantes. As palestras dos dias 24, 25 e 26 de maio começarão às 19h30 (horário de MS) e têm previsão de término às 21h30, após o tempo para perguntas dos participantes. Em todos os dias haverá a reprodução de vídeos de Grupos de Apoio à Adoção. Participarão o GAA de Coxim, Dourados, Bataguassu, Corumbá, Naviraí, Sidrolândia, Campo Grande e Três Lagoas.

Qualquer interessado pode se inscrever e as vagas são ilimitadas. Um intérprete de libras assegurará o acesso do conteúdo aos deficientes auditivos. Ao final, será emitido um certificado de participação aos inscritos, mediante controle de frequência por formulário disponibilizado no chat do Youtube.

A transmissão ocorrerá pelo link https://ejud.tjms.jus.br/adocao

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br