CIJ promove última live do mês com temática sobre prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes

28/05/2021 17:05 443 visualizações

Na próxima segunda-feira (31), às 18 horas de MS, será transmitida, pelo canal do Youtube do TJMS, a Live “O Judiciário e a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes”. O evento é a terceira apresentação ao vivo deste mês com ligação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado sempre no dia 18 de maio de cada ano.

A escolha do último dia do mês para realização da Live não foi por acaso. “Nós achamos que essas campanhas não podem ser restritas a apenas um dia, a só o mês de maio. Assim, a CIJ encerra o mês com uma live sobre nossas ações daqui em diante”, explica Doemia Ignes Ceni, assistente social da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS.

As iniciativas em questão são dois projetos desenvolvidos em parcerias com órgãos e instituições externas para prevenção do abuso sexual infantil. O primeiro deles conta com o apoio das ONGs Projeto Nova, entidade voltada para a promoção da qualidade de vida de pessoas sobreviventes do abuso e exploração sexual por meio de atendimento psicossocial, e Associação Movimento Mãe Águia, que possui entre seus objetivos o fornecimento de indicadores para pautar o desenvolvimento de Políticas Públicas eficientes ao atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias por meio de acompanhamento psicossocial em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Já o segundo está sendo trabalhado com o auxílio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (COMCEX). Os representantes dessas três entidades, Viviane Vaz, Daniela de Cássia Duarte e Marcos Vinícius Kumakura, respectivamente, comporão o bate-papo com a desembargadora Elizabete Anache, coordenadora da Infância e da Juventude do TJMS, na live do dia 31, ocasião em que abordarão mais a fundo os planos de trabalho.

Além do debate, está previsto para ocorrer durante o evento o lançamento do livro Estrelas na Cabana. Desenvolvido pelo TJMS, por meio da CIJ e da Secretaria de Comunicação, o material trata, em linguagem simples e lúdica, sobre a necessidade da criança que sofre qualquer tipo de abuso buscar ajuda de alguém de sua confiança. Em conjunto com as ONGs, o material será apresentado em duas escolas da Capital, falando sobre o tema com cerca de 3 mil alunos.

Já para as atividades elaboradas com o suporte da COMCEX será utilizada a cartilha “Meu corpo é meu amigo”, pensada e planejada na prevenção de abusos a crianças a partir de 4 anos. A cartilha foi impressa pelo TJMS e é totalmente interativa, proporcionando diálogo de confiança, onde assuntos como corpo, sexualidade e inteligência emocional são trabalhados sem tabus e de maneira saudável, dentro da idade e com a linguagem adequada. Este segundo projeto, no entanto, será desenvolvido apenas nas escolas da comarca de Caarapó.

Para assistir a live e se inteirar mais sobre o assunto, bem como sobre essas futuras ações, basta acessar o canal do YouTube do TJMS (https://www.youtube.com/user/TJMSJornalismo).

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br