Carreta leva atendimento da Justiça à população de Ladário

25/06/2021 18:01 122 visualizações

Ontem e hoje (25) a população do município de Ladário teve a oportunidade de utilizar os serviços da Carreta da Justiça. Desta forma, a unidade móvel levou a justiça para mais perto da população e realizou 65 reconhecimentos de união estável, com a devida conversão em casamento.

No total, foram abertas 77 ações com um fluxo de mais de 500 pessoas sendo atendidas pela equipe do juiz Albino Coimbra Neto, que está respondendo pela unidade móvel da justiça em junho. Além das ações envolvendo união estável, foram realizados cinco divórcios, duas ações de alimentos e três de exoneração de alimentos.
 
Como a carreta disponibiliza vários serviços, houve ainda um pedido de exame de DNA para investigação de paternidade, e 45 pessoas receberam atendimento da Defensoria Pública, além de consultas, atendimentos e orientações gerais.

Importante lembrar que a unidade móvel tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, além de processos do Tribunal do Júri.

A carreta tem a estrutura de um pequeno fórum, com gabinete para o juiz, salas para Defensoria Pública e Ministério Público, recepção, espaço para advogado, além de copa e banheiros.

Calendário – As próximas cidades a serem atendidas serão Santa Rita do Pardo (16 e 17/08), Selvíria (19 e 20/08), Taquarussu (13 e 14/09), Novo Horizonte do Sul (16 e 17/09), Jateí (4 e 5/10), Vicentina (7 e 8/10), Japorã (8 e 9/11), Juti (11 e 12/11), Laguna Carapã (29 e 30/11) e Douradina (2 e 3/12).

Ressalte-se que desde agosto de 2016, com o lançamento do programa “Judiciário em Movimento”, que tornou 100% dos municípios de MS sedes de comarcas, a população sul-mato-grossense vive uma nova realidade quanto ao poder Judiciário.

Com isso, os municípios de Alcinópolis, Antônio João, Aral Moreira, Bodoquena, Caracol, Corguinho, Douradina, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Rochedo, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria, Tacuru, Taquarussu e Vicentina estão sendo atendidos pela Carreta da Justiça.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br