Nupemec realiza Oficinas de Parentalidade

09/08/2021 16:19

Nos dias 5 e 6 de agosto, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça realizou a primeira Oficina de Parentalidade na modalidade on-line, por meio da plataforma Microsoft Teams.

Importante destacar que nas Oficinas de Parentalidade são abordados aspectos jurídicos e sociais do poder familiar. O curso possui conteúdo educativo e multidisciplinar, voltado para pais e mães com algum tipo de conflito, judicializado ou não, relacionado ao exercício da parentalidade.

Assim, os pais participam de palestras nas quais são abordados temas como rompimento da relação conjugal, como evitar que o conflito se torne algo permanente entre os pais, alienação parental, direito de guarda, regulamentação de visitas, prestação de alimentos e partilha de bens.

O objetivo da oficina é auxiliar famílias que enfrentam conflitos relacionados à ruptura do vínculo conjugal a lidar melhor com essa nova fase da vida, estabelecendo uma boa parceria parental, protegendo os filhos dos efeitos danosos do conflito e ajudando-os a superar essa difícil fase de transição.

As capacitações dos facilitadores e as Oficinas de Parentalidade em Mato Grosso do Sul foram uma iniciativa dos desembargadores Ruy Celso Barbosa Florence (Coordenador da Mediação) e Vladimir Abreu da Silva (Coordenador da Conciliação).

Os casos designados para as Oficinas de Parentalidade podem acontecer quando há um processo em andamento nas ações de família, a pedido do magistrado ou das partes, ou antes do ajuizamento da ação, por meio do atendimento pré-processual.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br