Projeto Dar a Luz encerra 1º curso preparatório a distância

10/08/2021 08:30 395 visualizações

Foi concluído o primeiro curso preparatório a distância para profissionais que atuam na rede de proteção a fim de prestar atendimento às mulheres que manifestem o desejo de entregar o filho em adoção por meio do projeto "Dar a Luz". O curso foi oferecido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ), em parceria com a Escola Judicial (Ejud-MS).

A ação educativa pretendeu formar profissionais das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça e da rede de saúde dos municípios de MS para que estejam aptos ao acolhimento e atendimento adequado das mulheres que pretendem entregar seus filhos em adoção, de forma consciente.

A juíza da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, foi quem idealizou o projeto "Dar a Luz". Sobre a capacitação, a magistrada comenta que o curso oportunizou aos profissionais que atuam na rede de proteção "a oportunidade de refletir sobre o mito do amor materno, aprofundar os conhecimentos sobre o direito da mulher e da criança e propor um fluxo de atendimento para garantir que as mulheres dos seus municípios encontrem apoio do poder público quando estiverem passando por uma gravidez indesejada".

"Nosso compromisso é o de receber as gestantes com respeito e sem julgamentos, a fim de que elas possam tomar uma decisão responsável e amadurecida sobre entregar ou não o seu filho em adoção" , finalizou a juíza.

Além da juíza da infância, o curso contou com a participação da defensora pública Debora Maria de Souza Paulino e do promotor de justiça Nicolau Bacarji, como também das palestras das psicólogas Katia Bazzano, Jackeline Medeiros e Shyrlene Brandão; dos médicos Wilson Ayache (obstetra), Rodrigo Abdo (psiquiatra) e Lilian Carvalho (pediatra) e, ainda, da assistente social e servidora do TJMS, Ioara de Moura Paranaiba Borges.

Ao todo, 69 inscritas concluíram o curso, o qual foi disponibilizado em quatro turmas simultâneas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ejud. A capacitação teve início no dia 15 de junho e se estendeu até o dia 31 de julho.

Projeto Dar a Luz - A ideia do projeto surgiu diante da grande quantidade de mulheres que abandonam seus filhos ou procuram desconhecidos para assumirem sua criação, por não saberem que entregar um filho à adoção não é crime.

Por meio do "Dar a Luz", a gestante tem um espaço na Vara onde é ouvida por uma psicóloga e uma assistente social, e recebe orientação sobre como conduzir com responsabilidade a gestação, as implicações de sua decisão, além de orientações sobre como agir diante de eventuais assédios para entregar de forma ilegal a criança.

Vale lembrar que entregar o filho para adoção não é crime, sendo que a conduta criminosa de Crime de abandono de incapaz acontece quando a mãe decide deixar o recém-nascido em algum ponto da cidade, como portas de residências alheias, em terrenos baldios ou abortar.

Mais informações sobre o Projeto Dar a Luz podem ser obtidas na Coordenadoria da Infância e da Juventude pelo telefone 3317-8685.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br