Projeto Inspiracine: Mulheres terá curso para preparar colaboradores

13/08/2021 16:18 159 visualizações

De 23 a 27 de agosto, das 14 às 17 horas, pela plataforma Microsoft Teams, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud-MS), realiza o curso "Reflexões Teóricas e Apontamentos Práticos para a Promoção de uma Agenda Educacional para os Direitos Humanos".

Serão disponibilizadas apenas 200 vagas, por isso os interessados devem se apressar para garantir sua participação. As inscrições estão disponíveis no link https://ejud.tjms.jus.br/inspiracine e mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria da Mulher pelo telefone 3314-1988.

A intenção é que o curso seja de formação do Projeto InspiraCine Mulheres, objetivando promover uma ação integrada na perspectiva da educação, como instrumento efetivo de prevenção à violência contra mulheres, direcionada aos profissionais da educação e profissionais da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, além de qualificar o debate e disseminar o projeto em âmbito nacional.

Idealizado pela juíza Helena Alice Machado Coelho, que responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, o Inspiracine: Mulheres objetiva fomentar debates qualificados sobre direitos humanos e igualdade de gênero. A proposta envolve a contação de histórias, com narrativas e biografias de personalidades femininas com histórias inspiradoras, em forma de séries, possibilitando um espaço de debate e despertando o pensamento crítico, principalmente quanto à igualdade de gênero e dos direitos humanos.

Entenda - Desde o lançamento, em outubro de 2020, o Inspiracine: Mulheres integra o rol de programas da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de MS.

A primeira temporada da série tem 11 episódios, sob o nome Annelies, e foi produzida em linguagem diferenciada para ser utilizada como material didático em trabalhos preventivos de combate à violência contra a mulher em grupos de jovens, crianças e até adultos, antes de debates com o mesmo objetivo.

Toda a proposta de trabalho está baseada em narrativas e biografias de personalidades femininas que fazem parte do projeto Mulheres Inspiradoras, da professora Gina Vieira Pontes, aliada à liberdade poética em tempos de predominância da mídia como espaço educativo.

O público escolhido para este projeto é o infantojuvenil, contudo, a proposta pode ser ampliada, já que o material pode ser utilizado em diferentes faixas etárias, por não ter inadequações ou temas/discussões sem contexto.

Importante lembrar que o número de episódios de cada série dependerá do livro a ser trabalhado e o produto a ser exibido pretende contribuir com qualquer profissional interessado em debater e dialogar temas voltados aos direitos e valorização das mulheres. Acompanha a série material de apoio com orientações para facilitar o debate, por meio de questionamentos atinentes à produção apresentada.

A proposta do projeto vem ao encontro da importância da educação informal nos tempos atuais, uma vez que os jovens sentem-se atraídos pela integração das várias formas de comunicação (visual, oral, musical e escrita) que compõem a linguagem audiovisual. Esse conteúdo alegre, esteticamente bonito, chama a atenção dos jovens e, sem que se perceba, consegue que esse público tenha um olhar crítico para o conteúdo que está recebendo.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br