Acervo histórico guarda as memórias do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul

20/09/2021 12:17 374 visualizações

Preservar a memória é preservar a história de seu povo e do local para que gerações futuras possam aprender com seus antepassados. A atual administração do Tribunal de Justiça está empenhada e focada para resgatar e resguardar as memórias de todo o Poder Judiciário Sul-mato-grossense.

O Departamento de Pesquisa e Documentação é responsável por guardar os chamados processos históricos, processos longínquos e relevantes. O processo mais antigo no acervo é datado do ano de  1843, um processo de inventário de uma mulher de Paranaíba.

Além de guardar os processos, o Departamento está digitalizando os processos históricos e disponibilizando no portal do TJMS, na aba do Portal do Memorial – https://sti.tjms.jus.br/confluence/display/memorial/Portal+do+Memorial. Além de digitalizar, o Departamento ainda disponibiliza a síntese do processo e a transcrição fidedigna. “Estamos terminando a transcrição dos processos, porque se for ler o processo no formato que está, atualmente as pessoas quase não entendem, porque a nossa ortografia era diferenciada”, explicou a diretora do departamento, Zeli Paim.

A servidora ressaltou que qualquer pessoa que tenha interesse pode ter acesso a essas documentações disponíveis no setor, basta procurá-los no prédio da Secretaria do Tribunal de Justiça. Ela afirmou que a digitalização ajuda os cidadãos, principalmente de outros estados, que não precisam estar fisicamente para consultar os processos. “A gente quer que a sociedade tenha conhecimento desses processos. Temos que mostrar a história do Judiciário”, frisou.

O portal do Memorial é atualizado constantemente e em breve terá pelo menos um processo de cada comarca disponível no site.

Recentemente um sul-mato-grossense adquiriu cidadania portuguesa com ajuda do acervo do TJ. Ele obteve dados de mais de 16 gerações da sua família. Outros pesquisadores já estão analisando processos do Memorial.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br