TJ lamenta falecimento de desembargador do TRT 24ª Região

27/11/2021 10:44 718 visualizações
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul declarou luto oficial por três dias, a partir desta data, em homenagem ao Desembargador Nery Sá e Silva Azambuja, integrante do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região, que faleceu neste sábado (27), aos 62 anos.

O velório será no saguão do prédio sede do TRT, no Parque dos Poderes, das 12h30 às 16 horas e o sepultamento está previsto para 16h30, no cemitério Santo Antônio, em Campo Grande.

O Des. Carlos Eduardo Contar, Presidente do TJMS, era amigo pessoal do magistrado desde a década de 80, quando ingressou na antiga FUCMT e Nery cursava o último ano. Para o Presidente do TJ, Azambuja é daqueles vultos que não se tornam bons somente após a morte, mas que, realmente, fazem da vida um exemplo a ser seguido.

“Sou amigo da família e estou muito sentido com falecimento de alguém que, mais do que um lutador em sua vida pessoal, era amigo como poucos. Era inteligente, trabalhador e de extrema generosidade. À família ficam os sinceros sentimentos de pesar de toda a magistratura estadual, em particular dos membros desta Corte de Justiça”, lamentou.

Trajetória - Nery Sá e Silva de Azambuja graduou-se em Direito pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT), em 1981. Atuou como advogado e, a partir de 1985, iniciou a carreira de assessor jurídico na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Foi professor titular da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), professor assistente da PUC/SP, professor titular da Escola Superior da Magistratura e da Escola Superior do Ministério Público em Mato Grosso do Sul.

Foi eleito vice-presidente da OAB/MS, na gestão de 1995/1997, sendo fundador da Escola Superior da Advocacia de MS. Foi membro integrante da banca examinadora do concurso público para ingresso na Magistratura Trabalhista do TRT da 24ª Região, desde a criação do Tribunal em 1993 até o ano de 1998.

De dezembro de 2005 a fevereiro de 2012, integrou os quadros da Procuradoria Federal de Mato Grosso do Sul. Em fevereiro de 2012 foi empossado como desembargador do TRT da 24ª Região, tendo assumido o cargo de Vice-Presidente em dezembro do mesmo ano. 

Em dezembro de 2014 assumiu a Presidência do TRT da 24ª Região, para o biênio 2015/2016. Atualmente era desembargador integrante da 1ª Turma e do Egrégio Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa.forum@tjms.jus.br