A justiça simples, rápida e gratuita em discussão no programa dessa terça

06/12/2021 17:03

Amanhã, dia 7, terça-feira, às 19 horas, na TV Alems, tem tema novo no Mérito da Questão. Em mais uma edição inédita, o assunto da vez serão os juizados especiais e seu poder de simplificar a justiça. E assim, sem complexidades e de fácil acesso, há em Mato Grosso do Sul 54 juizados nas comarcas do interior e 11 juizados na Capital. Um total de 65 juizados.

Para falar sobre essa estrutura e a rotina de demandas para conciliação, processo, julgamento e execução das chamadas pequenas causas, o programa recebe o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de Mato Grosso do Sul, desembargador Alexandre Bastos.

A proposta do Conselho é dar eficácia e efetividade à atuação dos juizados, já que essa instância exerce um papel primordial para que não haja o afogamento da justiça comum. “Litigar no Brasil tornou-se um signo de pretensão de ganho econômico e não, necessariamente, de reparação de um direito, de uma ofensa, de uma dor. Me preocupa muito esse cenário porque as pessoas que precisam dos Juizados Especiais concorrem com toda essa sorte de demandismo”, avalia o entrevistado.

O que fazer para aumentar a capacidade de resposta da justiça? Em que Mato Grosso do Sul se diferencia? Quais causas competem a esses juizados? Quem pode demandar? Essas e outras repostas você confere no Mérito da Questão sobre os Juizados Especiais. A TV Alems é transmitida pelo canal 9 (NET) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br