Dourados promove V Semana Municipal da Adoção

20/05/2022 14:17 319 visualizações

De 18 a 25 de maio, o município de Dourados terá a V Semana Municipal da Adoção, com o tema “Adoção, o direito de viver em família”. A mobilização é uma realização do Grupo de Apoio à Adoção de Dourados – GAAD – Acolher, com apoio do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual e do Curso de Psicologia da UFGD.

Instituída pela Lei nº 3.729, de 25 de novembro de 2013, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado no dia 25 de maio, a Semana Municipal da Adoção de Dourados visa mostrar à sociedade que a adoção deve priorizar as reais necessidades, interesses e direitos da criança ou adolescente, tendo o direito da convivência familiar e comunitária, conforme prevê o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA e a Lei da Adoção (Lei nº 12.010/09).

A adoção, sendo uma das formas de filiação, deve primar pela legalidade, seguindo um rigor estabelecido em legislação. Por isso, não se constitui em um processo simples e é um ato que só ocorre quando esgotadas todas as possibilidades de manter a criança ou o adolescente na família de origem.

Os eventos que permeiam a Semana da Adoção visam debater com os participantes do Grupo de Apoio à Adoção; a rede de proteção da criança e adolescente, a comunidade local e acadêmica, temáticas ligadas à questão da adoção mostrando que toda criança ou adolescente tem direito de viver em uma família, seja na biológica e, quando não possível, na família adotiva, desde que assegurada a convivência familiar saudável e afetuosa.

A programação também procura estimular a adoção legal e humanizada de crianças e adolescentes; e despertar o interesse à adoção tardia, inter-raciais, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais, bem como diminuir os estigmas e preconceitos relacionados à adoção.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/vsemanamunicipaldaadocao/.

Confira a programação:

- 21/05 (sábado), das 13h30 às 17h30, no anfiteatro da unidade I da UFGD (antigo CEUD), retomando os eventos presenciais, mesa redonda com o tema “Do acolhimento à adoção: o direito de viver em família”, tendo como palestrantes o juiz Fernando Moreira Freitas da Silva (Juiz da comarca de Sidrolândia e membro do IBDFAM); o promotor Luiz Gustavo Camacho Terçariol (promotor da 17ª Promotoria da Infância e da Juventude de Dourados) e a professora Veronica Aparecida Pereira (Curso de Psicologia da UFGD, membro do GAAD e da ANGAAD). Haverá também lançamento de livros envolvendo os temas acolhimento e adoção.

- 23/05, das 19h30 às 21h30 (on-line), mesa redonda com o tema “Mitos e preconceitos na adoção: racismo e homofobia”, tendo como palestrantes Peterson Rodrigues dos Santos (assistente social do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e presidente do Grupo Elo-Organização de Apoio à Adoção Porto Alegre), e de Rogério de Andrade (bacharel em Direito, Pedagogo e Doutor em Educação). Link de acesso: https://youtu.be/gp_gwziPkTo

- 25/05 Dia Nacional da Adoção, das 19h30 às 21h30 (on-line), roda de conversa com o tema “Como falar com meu filho sobre sua origem” e terá como expositoras Renata Pauliv de Souza Casanova (psicóloga e membro da ANGAAD), Hália Pauliv de Souza (escritora e professora) e Daniela Cristina Bottega (Psicóloga e integrante da equipe técnica do Lar Ebenezer de Dourados). Link de acesso: https://youtu.be/7i12EvCFeJo

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br