Poder Judiciário - Página inicial.
Notícias
Reunião traça particularidades das audiências on-line de conciliação e mediação
22/07/2020 - 10:48
Esta notícia foi acessada 404 vezes.


Foi realizada na manhã de terça-feira (21) uma videoconferência com todos os auxiliares da justiça que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Capital. Em pauta, as audiências de formas autocompositivas, como a Mediação e Conciliação, que agora estão sendo feitas virtualmente, devido à pandemia de coronavírus (Covid-19).

O encontro, que durou duas horas, tratou da plataforma Cisco Webex, disponibilizada para as audiências de mediação e conciliação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), único meio utilizado para videoconferências nos Cejusc do país, para atuarem em casos judicializados ou pré-processuais. Foi dito na reunião que o Cisco Webex deve ser o único aplicativo a ser utilizado nas audiências, de modo a padronizar o atendimento.

Outro ponto debatido foi a necessidade de empregar as técnicas autocompositivas, a importância de fazer a declaração de abertura às partes e advogados, antes de dar início à sessão. Outro ponto abordado foi a importância da participação dos alunos em formação nas sessões para que estes concluam sua formação dentro do prazo estipulado pelo CNJ.

Participaram da reunião a servidora responsável pelo Nupemec do TJMS, Andréia de Lima Duca Bobadilha, a coordenadora do Setor de Solução de Conflitos, Marcelane Schulz, os gestores dos Cejuscs, Ednéia Alves de Souza Amaral, Jânio Barbosa Irala, Ingrid Bitencourt e Maryelle Reis Pereira de Arruda Carminati, além de auxiliares da justiça que atuam nos Cejuscs.

Conheça – A importância da atuação dos profissionais mediadores e conciliadores é peça chave no sistema de justiça, pois são eles que recebem o jurisdicionado e têm a missão de promover atendimento humanizado por meio do emprego das técnicas autocompositivas. Graças à atuação destes profissionais, dos magistrados estaduais e auxiliares da Justiça dos Juizados, o Tribunal de Justiça de MS ficou em primeiro lugar nos dados do relatório Justiça em Números de 2019, entre os índices de conciliações realizadas por Tribunal.

A proposta do Nupemec do TJMS é realizar reunião mensal com os auxiliares e servidores a fim de aprimorar o atendimento, esclarecer dúvidas e ouvir as sugestões dos servidores e mediadores/conciliadores do Núcleo.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:

Processando...
Copyright © 2013 TJ-MS - Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Fone: (67) 3314-1300 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande - MS
Fórum de Campo Grande - Fone: (67) 3317-3300 / CIJUS - Centro Integrado de Justiça - Fone: (67) 3317-8600
Horário de Expediente: 12h às 19h.