Notícia

Plano estratégico do TJMS para 2015-2020 será participativo

Plano estratégico do TJMS para 2015-2020 será participativo

A partir deste ano, magistrados de 1º e 2º graus, serventuários e entidades de classe (Sindijus e Amamsul) devem participar da elaboração do planejamento estratégico de 2015-2020 do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.

A novidade foi trazida pela resolução nº 198, de 16 de junho de 2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e visa instituir a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2015-2020.

Durante a elaboração do planejamento os participantes ajudarão a definir a missão, a visão e os valores do Tribunal de Justiça de MS, além de realizar o desdobramento dos Macrodesafios formulados pela Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. 

A participação de servidores e magistrados será pela intranet, por meio de formulário disponível, que deverá ser preenchido até o dia 30 de agosto de 2014. O material conceitual para a sua construção bem como o material de apoio, já estão disponibilizados, na intranet e poderão ser acessados pelo banner Planejamento Estratégico 2015-2020. Além do referido material, os participantes visualizarão a imagem que representa um campo de futebol. Nela, cada ícone corresponde a um macrodesafio que acompanhado por seus respectivos focos de análise, servirão de base para as sugestões de iniciativa.

Para que o trabalho alcance os resultados esperados, na capital, foi realizada reunião no dia 23 de junho, com todos os diretores e representantes das secretarias do Tribunal de Justiça, a fim de lançar as propostas para a construção do Planejamento Estratégico 2015-2020. Após, foram feitas reuniões setoriais, com as secretarias, para esclarecimentos e discussões pertinentes a cada área.

Outra diretriz trazida pela resolução refere-se à obrigatoriedade de alinhar as propostas orçamentárias ao plano estratégico, isto é, a concretização dos Projetos deve ficar condicionada a previsão orçamentária, que deve ser feita no exercício anterior ao da sua execução. Assim, para iniciativas que envolvam recursos financeiros e que deverão ser executadas em 2015, as secretarias e assessorias do TJMS deverão informar os custos até o próximo dia 10 de julho junto à Secretaria de Finanças.