Notícia

Conheça a Missão, Visão e Valores do Poder Judiciário de MS

Conheça a Missão, Visão e Valores do Poder Judiciário de MS

Quem visita ou frequenta o Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo, poderá conhecer a Missão, Visão e Valores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio do painel montado no hall de entrada do Tribunal de Justiça. "Prestação jurisdicional efetiva e transparente" é a Missão, "Ser referência na prestação do serviço jurisdicional" é a Visão. Transparência, Ética, Responsabilidade Social e Ambiental, Modernidade, Comprometimento e Imparcialidade são os Valores que norteiam as ações no PJMS.

Mas o que pouca gente sabe é que por trás da concepção destes direcionadores e objetivos está o Plano Estratégico 2015-2020 do Poder Judiciário sul-mato-grossense, aprovado pelo Tribunal Pleno, em abril de 2014. Construído de forma democrática e altamente participativa, com atuação de todas as áreas e comarcas do Estado, o Plano Estratégico para os próximos seis anos é moderno e atrelado ao interesse maior de satisfazer os anseios dos jurisdicionados de MS.

Neste trabalho, o Poder Judiciário de MS terá que alcançar 13 objetivos estratégicos que foram construídos e alinhados a 12 macrodesafios definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para todas as cortes do segmento estadual do país.

O Mapa Estratégico PJMS 2015-2020 traduz a estratégia definida pela corte e sinaliza como o Poder Judiciário deve superar os objetivos estratégicos a fim de atingir a sua Visão de "Ser referência na prestação do serviço jurisdicional". Para isto, foram criados 23 indicadores, com suas respectivas metas, que aferirão o cumprimento de cada objetivo traçado.

Vale destacar que os Valores: Modernidade e Responsabilidade Social e Ambiental já são marcas registradas do Judiciário sul-mato-grossense. Projetos de atuação social são práticas correntes, como o trabalho do Pacijus, que beneficiou centenas de pessoas carentes, por meio de suas campanhas. Outro exemplo é a modernidade, tendo em vista o Judiciário de MS ter 100% de seus processos digitais.

Uma das principais características desse novo Plano Estratégico é a vinculação dos projetos estratégicos ao orçamento, que deverão ser implementados ao longo dos próximos seis anos.

Em breve estará disponível no site do TJMS e na intranet o Portal da Estratégia, com todas as informações da gestão estratégica do órgão, desde o planejamento, escritório de projetos, estatística, até divulgação das atas das Reuniões de Análise da Estratégia, conhecidas como RAE's e que serão realizadas quadrimestralmente junto com o Comitê de Gestão Estratégica, tudo isso para dar ainda mais publicidade e transparência à sociedade e aos órgãos de controle estatal do país.

Construção das estratégias - O processo de elaboração e criação do Plano Estratégico 2015-2020 do PJMS começou em meados de 2014, após muitas discussões e tomadas de decisões, envolvendo todas as áreas do Judiciário. Desta forma, foi construído um documento moderno, que contempla todos os desafios e características que o PJMS tem, de forma a acompanhar o que há de melhor na justiça nacional, atingindo os anseios da sociedade.

Reuniões com a alta Administração do TJ e com os diretores de Secretarias foram realizadas de forma sistemática. Também foi disponibilizado um link na Intranet para que magistrados e servidores dessem opiniões, por meio de uma imagem que representava um campo de futebol. Nela, cada ícone (jogador de futebol) correspondia a um macrodesafio que, acompanhado por seus respectivos focos de análise, serviram de base para as sugestões de iniciativa. As informações foram compiladas pelo método Balanced Scorecard (BSC), de Kaplan e Norton.

A aprovação do Planejamento Estratégico do PJMS 2015-2020 ocorreu em 8 de abril de 2015, pelo Tribunal Pleno, por unanimidade, nos termos do voto do relator, Des. João Maria Lós. A publicação está no Diário da Justiça nº 3321, de 9 de abril de 2015.