Notícia

Ejud capacita servidores sobre Planejamento Estratégico e Elaboração do Plano Plurianual

Ejud capacita servidores sobre Planejamento Estratégico e Elaboração do Plano Plurianual

Um dos cursos realizados nessa semana pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da Escola Judicial, nos dias 3 e 4 de agosto, foi o de Planejamento Estratégico e Elaboração do Plano Plurianual - PPA, no auditório do Novotel, para 22 servidores lotados na Secretaria de Finanças e da Assessoria de Planejamento, entre outras.

O curso foi ministrado pelo mestre em Contabilidade Alexandre Guimarães, da empresa EloGroup, e se justifica em virtude da recente reestruturação da Secretaria de Finanças, conforme Portaria 691, de 23 de fevereiro de 2015, que criou o Departamento de Orçamento e Contabilidade. Com a reestruturação, as atividades que envolvem a coordenação do processo orçamentário no âmbito do PJMS ficou sob responsabilidade do referido Departamento. Aliado a essa atividade, se atribuiu à Secretaria de Finanças prestar auxílio à administração nos trabalhos de elaboração e consolidação da proposta orçamentária e do Plano Plurianual ? PPA do Poder Judiciário de MS.

Para o servidor Ademar Sandim, um dos participantes, ?o curso, além de disseminar o tema Orçamento e Planejamento a técnicos de outras áreas do Tribunal, identificou, por meio de exercícios práticos, alternativas de integração da estratégia à execução do orçamento do PJMS, de forma a alinhar a estrutura orçamentária e os projetos estratégicos, viabilizando assim o monitoramento e a avaliação dos recursos alocados ao orçamento, com o objetivo de melhor atender o disposto nas Resoluções 194, 195 e 198 do CNJ?.

Como o trabalho de construção do PPA ultrapassa as atividades da área contábil, de responsabilidade da Secretaria de Finanças, pois nele está inserido o conceito de gestão que abrange todas as áreas no âmbito deste Tribunal, o curso foi disponibilizado no formato in company, para servidores de diversas áreas do TJMS, propiciando a disseminação do conhecimento e o alinhamento entre as áreas envolvidas.