Notícia

Implantação de Gestão de Processos tem início no PJMS

Implantação de Gestão de Processos tem início no PJMS

Na tarde desta segunda-feira (11), o consultor Joe Weider da Silva da empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática LTDA que irá conduzir o projeto de Implantação da Gestão de Processos no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul apresentou a metodologia que será aplicada aos Diretores de diversas áreas administrativas do Tribunal de Justiça. A reunião contou também com a presença do presidente do TJMS, Des. João Maria Lós, e do juiz auxiliar da presidência, Luiz Antônio Cavassa de Almeida.

O projeto visa a implantar a metodologia de gestão de processos de trabalho na área administrativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, com intuito de mapear, analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos de trabalho no âmbito do 2º Grau do PJMS, com o foco na otimização dos resultados da organização através da melhoria dos processos de trabalho. Todo o trabalho deve ser desenvolvido de modo participativo e democrático.

Pela proposta, busca-se a racionalização e a melhoria contínua dos fluxos de trabalho com vistas à eficiência e qualidade do serviço prestado, bem como contribuir para o cumprimento da missão do PJMS, alinhando assim o projeto ao objetivo estratégico nº 3: Ser eficiente nas rotinas de trabalho administrativo, contido no Plano Estratégico 2015-2020 do PJMS.

Para o gerente de projetos da empresa de consultoria, Joe Weider da Silva, a Gestão de Processos pode ser aplicada aos órgãos públicos com grandes impactos positivos. Ele explica que a proposta usa o chamado modelo BPM (Business Process Management).

?A gestão por processos é uma abordagem que muda a concepção da visão tradicional de área funcional. Chegamos a um momento em que as organizações estão tão extensas e complexas, que todo o impacto é sistêmico, o que acontece em uma área repercute em outra. Esta mudança pode ser feita com a implementação da gestão de processos na organização, ou como denominamos BPM (Business Process Management) ?, explicou o consultor.

A princípio, participarão de 7 oficinas de trabalho para a implantação do modelo de Gestão de Processos as seguintes áreas administrativas: Assessoria de Planejamento, Controle Interno, Direção-Geral, Secretaria da Escola Judicial, Secretaria de Bens e Serviços, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Finanças, Secretaria de Gestão de Pessoal, Secretaria de Obras, Secretaria de Tecnologia da Informação, Secretaria do Conselho Superior da Magistratura. 

Será desenvolvido projeto-piloto, com o mapeamento, otimização, redesenho e monitoramento de cinco processos críticos diagnosticados pela área e pela Assessoria de Planejamento, em quatro secretarias do TJMS: Secretaria de Gestão de Pessoal, Secretaria de Finanças, Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria do Conselho Superior da Magistratura.

A implementação permanente deste modelo de gestão contribuirá para proporcionar uma gestão integrada, a partir de uma visão sistêmica dos processos, com foco em resultados, referenciados nas necessidades de todos os envolvidos e nas diretrizes estratégicas da instituição, além de difundir o conhecimento, com a disponibilização de informações sobre os processos desenvolvidos pela organização. 

O envolvimento de todos e a interatividade são condições necessárias para o sucesso do projeto, uma vez concluída a qualificação caberá a cada área, com o apoio da Assessoria de Planejamento, a responsabilidade pelo mapeamento e redesenho das rotinas de trabalho.