Notícia

TJ terá Escritório de Processos para redesenho das rotinas de trabalho

TJ terá Escritório de Processos para redesenho das rotinas de trabalho

Está publicada no Diário da Justiça desta quinta-feira (23) a Portaria nº 1.070, de 20 de fevereiro de 2017, que implementa o Escritório de Processos no âmbito no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul. A medida está de acordo com o Plano Estratégico 2015-2020 do PJMS dando efetividade ao objetivo de ser eficiente nas rotinas e trabalhos administrativos.

O Escritório de Processos será vinculado à Coordenadoria de Racionalização e Projetos Estratégicos da Assessoria de Planejamento do TJMS, tendo a finalidade de acompanhar e aprimorar os processos de trabalho, visando a eficiência, qualidade, evolução e melhoria contínua.

Segundo a normatização, das atribuições do Escritório de Processos pode-se destacar: implementar as diretrizes estabelecidas na Portaria nº 1.070/2017 e auxiliar a Administração no seu aperfeiçoamento; disseminar a cultura da gestão de processos de trabalho e promover ampla divulgação; prestar apoio e assessoramento técnico aos gestores institucionais e às equipes de trabalho de processos; dentre outras.

Foi adotada a metodologia BPM (Business Process Management); uma forma de visualizar as operações da organização que ultrapassa a visão ortodoxa das estruturas funcionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o resultado (produto ou serviço) do processo, independentemente das áreas funcionais envolvidas.

A Portaria nº 1.070/2017 contém um anexo com todos os detalhes da Metodologia de Gestão de Processos de Negócios que será implementado nas rotinas administrativas do PJMS. Diante do aumento da exigência de qualidade nos serviços públicos por parte da sociedade e do foco em melhoria de gestão que o CNJ e órgãos de controle externo como o TCU exigem, o Poder Judiciário de MS busca sempre avançar mais rápido, em direção à excelência.

O Tribunal de Justiça, por intermédio do projeto Redesenho das Rotinas de Trabalho do PJMS, desenvolvido pela Assessoria de Planejamento (ASPLAN) em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud-MS), capacitou servidores de 11 áreas administrativas, no período de julho a dezembro de 2016.

O treinamento, realizado pela empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática Ltda, proporcionou conhecimentos em modelagem de processos com o objetivo de melhorar as rotinas de trabalho, alcançando, consequentemente, resultados mais expressivos.