Notícia

Gestão por Processos apresenta resultados positivos no TJMS

Gestão por Processos apresenta resultados positivos no TJMS

Está disponível no Portal da Estratégia os 39 indicadores de desempenho definidos para os 16 processos de trabalho redesenhados no primeiro ciclo da Gestão por Processos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Os indicadores são ferramentas essenciais para a gestão de processos, pois possibilitam a construção de parâmetros de controle e evolução da capacidade da organização com o intuito de monitorar os processos, verificando se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas com foco na evolução de gestão do órgão.

Um dos resultados mais expressivos é do indicador Custos Efetuados com Recursos Humanos e Insumos ? Secretaria do Conselho Superior da Magistratura. Após o redesenho do processo e algumas ações de TI definidas no redesenho, houve uma redução de gastos de 76% consumidos em horas-extras e insumos, pois o tempo consumido com a conferência diminuiu e a não impressão das fichas financeiras reduziu o gasto com papeis e impressão. 

O indicador Tempo para Cálculo da Folha de Pagamento ? Secretaria de Gestão de Pessoal, obteve redução de 39%. Na primeira coleta em novembro de 2016, o tempo foi de 252 minutos, sendo reduzido, em fevereiro de 2017, para 154 minutos, atingindo 81% da meta inicial. 

Outro indicador que demonstrou a economia gerada, após a implantação da Gestão por Processos foi o Taxa Movimentação de Documentos, referente ao processo Atendimento Inicial da Direção Geral. A apuração demonstrou que 68% dos documentos estão sendo movimentados e assinados via sistema, em virtude da virtualização dos procedimentos e alinhamento do entendimento entre a Direção-Geral e a Presidência, resultando em economia de papel e impressão.

Muitas metas estabelecidas pelas áreas foram alcançadas ou atingiram percentuais acima de 80%, como, por exemplo, nos seguintes indicadores: 
- Tempo para cálculo da folha de pagamento: 81% - Secretaria de Gestão de Pessoal; 
- Taxa de confiabilidade das informações: 100% ? Secretaria do Conselho Superior da Magistratura; 
- Taxa de notas fiscais encaminhadas no prazo: 94% ? Secretaria de Finanças; 
- Taxa de notas fiscais atestada: 100% ? Secretaria de Finanças; 
- Taxa de notas fiscais pagas no prazo: 99% ? Secretaria de Finanças; 
- Índice de fiscalização nas obras: 85% ? Secretaria de Obras; 
- Tempo de publicação da matéria jornalística depois do evento: 80% ? Secretaria de Comunicação; 
- Visualizações de matérias no portal TJMS: 83% ? Secretaria de Comunicação; 
- Repercussão do conteúdo jornalístico nas mídias sociais: 83% ? Secretaria de Comunicação; 
- Número de projetos de processos concluídos: 100% ? ASPLAN; 
- Taxa de desempenho dos processos redesenhados: 100% ? ASPLAN; 
- Número servidores treinados em gestão por processos: 100% ? ASPLAN; 
- Taxa de macroprocessos redesenhados: 100% - ASPLAN.

Alguns indicadores terão seus desempenhos impulsionados após o desenvolvimento de alterações em sistemas, que estão em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Tecnologia da Informação e que deverão ser implantadas em junho de 2017. É o caso de alguns indicadores da Secretaria de Gestão de Pessoal; Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria do Conselho Superior da Magistratura.

Para acessar a análise completa do desempenho dos indicadores de processos de trabalho do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, basta acessar o Portal da Estratégia através do link: