Notícia

Comitê Gestor da Estratégia se reúne para avaliar resultados do Planejamento Estratégico

Comitê Gestor da Estratégia se reúne para avaliar resultados do Planejamento Estratégico

Foi realizada nesta quarta-feira, dia 26 de junho, a primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2019, voltada ao monitoramento do desempenho organizacional para o alcance da estratégia.

Participaram da reunião os membros do Comitê Gestor da Estratégia, os juízes Alexandre Branco Pucci, Fernando Chemin Cury e Fernando Paes de Campos, o diretor de Planejamento, Newton Cesco Junior, a coordenadora de Planos Institucionais, Josiany Oliveira, e a coordenadora de Racionalização e Projetos Estratégicos, Viviane de Pinho.

A RAE teve como objetivo a discussão dos resultados do Plano Estratégico, obtidos por meio de indicadores gerenciados pelas áreas administrativas do TJMS. Os resultados foram classificados em satisfatórios, regulares e insatisfatórios, tendo a reunião focado nesses últimos, que, dentre outros aspectos, refletem o baixo número de projetos estratégicos desenvolvidos.

Como forma de mitigar as deficiências identificadas, ficou estabelecido pelo Comitê que os responsáveis por indicadores com resultados insatisfatórios serão convocados, em momento oportuno, para apresentarem justificativas e propostas de planos de ação ou projetos estratégicos a fim de alavancar os resultados, diminuir os gargalos e, consequentemente, atingir as metas estabelecidas no plano estratégico.

Cabe destacar que todos os indicadores estratégicos e suas respectivas metas foram construídos por meio de processos participativos entre a Assessoria de Planejamento e as áreas administrativas do TJMS.

Além dos indicadores estratégicos, foram discutidos os dados estatísticos da área fim referentes ao ano de 2018. Foi constatado que, apesar do aumento do número de sentenças, o número de arquivamento permanece baixo, o que reflete retenção de processos baixados.

Outro ponto de atenção é quanto ao Índice de Atendimento à Demanda (IAD), indicador que reflete a capacidade das Cortes darem vazão ao volume de casos ingressados. O PJMS obteve resultado de 93%, enquanto o ideal é que alcance índice superior a 100% para evitar o aumento de casos pendentes.

Como ponto positivo, em 2018, na Justiça Comum, praticamente não houve crescimento do estoque, e nos Juizados houve uma diminuição de 2,8%.

A próxima RAE está prevista para julho e a pauta deverá concentrar-se nas análises estatísticas do Judiciário referentes ao primeiro semestre de 2019 e no portfólio de projetos e iniciativas estratégicas desenvolvidas pelas áreas.