Notícia

Construção das metas nacionais conta com efetiva participação da população

Construção das metas nacionais conta com efetiva participação da população

A primeira fase do processo participativo para construção das metas nacionais do Poder Judiciário se encerrou no último dia 26 de julho. A proposta que recebeu maior votação relaciona-se ao trâmite judicial. O formulário trouxe diversas propostas que poderiam ser selecionadas pelos participantes, também era possível apresentar novas ideias de metas e políticas públicas.

O formulário permaneceu disponível no período de 30 dias, no portal do Tribunal de justiça, acessível tanto para servidores e magistrados como para o público externo. A iniciativa objetivou ouvir a todos de forma igual para que o resultado da pesquisa demonstrasse o desejo de todos. O formulário era dividido em temas, subdivididos em propostas. Ao escolher um tema, na sequência, o participante assinalava qual das propostas disponíveis era aquela que mais se adequava a ideia ou este poderia escolher outras sugestões e descrever sua proposta dentro do tema indicado.

Ao todo foram contabilizados 1.240 itens preenchidos do formulário entre propostas de metas judiciais e políticas públicas. O tema mais votado tratou das soluções alternativas de conflitos, que contabilizou 258 votos. Dentro deste tema, a ideia campeã, com 95 votos, refere-se a novas parcerias para promoções de soluções alternativas de conflitos.

O combate a violência doméstica e a gestão criminal seguiram como segundo e terceiro lugar como temas mais votados, contabilizando 212 e 204 votos.