Notícia

Departamento de Precatórios realiza Planejamento Estratégico e Melhoria dos Processos de Trabalho

Departamento de Precatórios realiza Planejamento Estratégico e Melhoria dos Processos de Trabalho

Buscando atender determinações do Conselho Nacional de Justiça e estabelecer melhorias gerenciais, o Departamento de Precatórios elaborou, em parceria com a Assessoria de Planejamento, o Plano Estratégico para 2019 e 2020.

Esta é uma iniciativa inovadora, visto que o TJMS é um dos primeiros Tribunais do país a elaborar um plano na área, adotando medidas de gestão e boas práticas, buscando tornar-se referência na administração dos precatórios, com supervisão do vice-presidente no biênio 2019-2020, Des. Carlos Eduardo Contar, e dos juízes auxiliares Fábio Possik Salamene e Fernando Paes de Campos.

O referido Plano instituiu a missão, a visão e os valores, considerados direcionadores estratégicos, que devem nortear todas as suas atividades. Para atendê-los, também foram construídos quatro objetivos estratégicos - Aperfeiçoar a Gestão de Precatórios; Otimizar os fluxos de trabalho; Potencializar a efetividade na geração de precatórios; e Aprimorar os aplicativos tecnológicos em uso no Departamento de Precatórios -  que serão mensurados, periodicamente, por meio de seus indicadores.

O planejamento traz como benefício o reconhecimento dos pontos a serem melhorados e fortalecidos, a constante mensuração de indicadores estratégicos, a elaboração de planos de ação e a identificação de quais projetos estratégicos podem ser desenvolvidos para alavancar os resultados.

Ao mesmo tempo, foram mapeados e melhorados os processos de trabalho do Departamento, com o intuito de padronizar a execução das rotinas, propiciando conformidade e segurança para que servidores possam desempenhar as atividades inerentes a sua área de atuação.

Este trabalho resultou na elaboração de dois manuais de processos, a fim de manter documentadas as rotinas, definir de forma clara papéis, regras e responsabilidades, fornecer insumos para a capacitação dos profissionais envolvidos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Atualmente, o Departamento de Precatórios, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, está desenvolvendo painéis de Business Intelligence para acompanhar a execução da estratégia e aprimorar o gerenciamento de informações.

O Plano Estratégico do Departamento de Precatórios e os Manuais de Processos estão disponíveis no Portal da Estratégia, por meio do link https://www.tjms.jus.br/planejamento/index.php.

A Assessoria de Planejamento está à disposição para auxiliar as áreas que desejarem fazer seu planejamento estratégico, desenvolver projetos estratégicos, mapear e melhorar os processos de trabalho.