Notícia

Dia do Consumo Consciente é um alerta para os riscos de consumo exagerado

Dia do Consumo Consciente é um alerta para os riscos de consumo exagerado

No dia 15 de outubro comemorou-se o Dia do Consumo Consciente, data instituída pelo Mistério do Meio Ambiente para alertar a sociedade sobre os riscos da produção e do consumo exagerados. Consumo consciente é um conceito amplo, mas simples de aplicar no dia a dia, basta estar atento à forma de consumo, sempre privilegiando produtos e empresas responsáveis nas compras.

Na verdade, a importância da reflexão sobre esse tipo de consumo está na capacidade de reduzir o impacto negativo no meio ambiente, promover práticas comerciais éticas, melhorar a qualidade de vida pessoal e contribuir para a sustentabilidade em longo prazo ao fazer escolhas informadas e éticas em relação ao que se compra e consome. 

No Tribunal de Justiça de MS a gestão dos produtos a serem adquiridos é de responsabilidade de cada área, devendo-se seguir a Lei nº 14.133/21 e o Manual de Compras do Poder Judiciário de MS, instituído pela Portaria nº 2504/22. As contratações são realizadas a partir de procedimentos técnicos e formais, que visam apresentar o problema a ser resolvido e definir a melhor solução possível, permitindo a avaliação da viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental da contratação.

No âmbito individual, a escolha dos produtos a serem consumidos pode ser pensada em ações gerais para contribuir com a sustentabilidade do consumo. Algumas dicas sobre como consumir produtos de forma consciente podem ser observadas no arquivo anexo. 

Outra forma de contribuir com o meio ambiente é realizando o descarte correto de resíduos dos produtos consumidos. Para tanto, em várias cidades sul-mato-grossenses existem pontos de entrega voluntária de resíduos para evitar o descarte irregular e promover a destinação adequada. 

Assim, nesse mês de outubro também será possível realizar o descarte de resíduos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus das cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A instituição promove até o dia 27 a Semana Lixo Zero UFMS na qual, além de atividades de conscientização também será realizada a coleta de resíduos recicláveis, eletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas, medicamentos vencidos e óleo de cozinha usado, que serão destinados de forma adequada às empresas parceiras.