Sustentabilidade na gestão de contratações é tema de capacitação de servidores do TJ

24/04/2024 13:16 364 visualizações
A Coordenadoria de Gestão Sustentável e Acessibilidade da Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça (TJMS), em parceria com a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), realizou a capacitação ‘Compras e Contratações Sustentáveis’ destinada aos servidores de diversas áreas com a finalidade de capacitá-los para a implementação de práticas sustentáveis na gestão de contratações. O curso foi presencial com duração de dois dias, tendo início na terça-feira, dia 23 de abril, e o encerramento nesta quarta-feira (24).
 
A formação abordou as dimensões da sustentabilidade e seu contexto histórico, o alinhamento dos instrumentos de gestão, bem como aprofundou as Resoluções 400/2021 e 347/202 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Lei 347/2020, que estabelecem diretrizes para as licitações e contratos administrativos e a exigência de medidas de sustentabilidade.

Segundo a coordenadora de Gestão Sustentável e Acessibilidade, Tayana Lima, durante o curso os servidores aprenderam como incluir os critérios de sustentabilidade nos processos de compras e contratações.
 
“Esse curso nos leva a entender que a sustentabilidade deve estar presente em todos os nossos processos, inclusive nas compras e contratações. Aplicar critérios de sustentabilidade e analisar nossos processos de forma sistêmica eleva a eficiência do TJMS, ajudando na preservação dos recursos naturais e na gestão do dinheiro público. Dessa forma, a sustentabilidade vai além de preservar o meio ambiente, ela também pode ser um norteador para o bom uso dos nossos recursos”, enfatizou a servidora.
 
Uma das formadoras da capacitação, a assessora-chefe de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Feitosa Scartezini, explica que a sustentabilidade durante muito tempo foi debatida apenas no âmbito ambiental, mas que se estende também nos campos social, econômico, institucional e fiscal. “Sustentabilidade nos remete a palavras que estão relacionadas com continuidade, cuidado, conservação, preservação, apoio e desenvolvimento. Ao longo dos anos se falou muito do pilar ambiental e a gente não conseguiu ver outras dimensões, que tem muito a ver com nosso dia a dia”. 
 
O curso ainda contou com participação da coordenadora de Gestão Estratégica e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Adriana Tostes.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br