Voltar Comitê de Saúde realiza 32º reunião de trabalho

21/08/2023 18:13 388 visualizações
Imagem notícia Comitê de Saúde realiza 32º reunião de trabalho
O Comitê Estadual de MS do Fórum Nacional da Saúde do CNJ realizou a 32º reunião de trabalho. O encontro foi realizado por videoconferência e tratou de temas diversos da saúde como a demanda reprimida de atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional em Campo Grande.

O Des. Nélio Stábile, coordenador do Comitê Estadual de Saúde, conduziu a reunião e o primeiro item da pauta tratou do requerimento encaminhado aos municípios do Estado sobre as pactuações e contratualizações nas questões de saúde, além da lista da Relação de Medicamentos Essenciais (REMUNE), cujas informações ficarão disponibilizadas na página do Comitê para consulta do Núcleo de Apoio Técnico (NATJus) e para auxiliar na elaboração de seus pareceres, como também para os profissionais do direito e o público em geral. Faltam apenas quatro municípios prestarem estas informações.

Outro tema discutido foi a fiscalização do Conselho Regional de Farmácia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Grande. Houve ainda a continuidade da discussão sobre a demanda reprimida da assistência de fisioterapia e terapia ocupacional pelo SUS no município de Campo Grande. Segundo levantamento do Ministério Público, há uma lista de espera de 12 mil pacientes que aguardam atendimento nestes serviços.

Entre os outros assuntos tratados estão a troca de profissionais que integram o NATJus e a divulgação do “Setembro Roxo”, mês de conscientização e divulgação da Fibrose Cística. Dados da Associação Sul-mato-grossense de Fibrose Cística apontam que existem hoje em MS cerca de 50 portadores de fibrose cística em 17 municípios do Estado. O alerta da associação foi para a perda recente de cinco pacientes com a doença e a necessidade de acompanhamento médico para evitar o agravamento do quadro.

O Des. Nélio Stábile informou ao grupo como está o andamento das tratativas para a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC) especializado na demanda da saúde, evitando a judicialização de novos casos.

O próximo encontro do Comitê Estadual de Saúde será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 14 horas, de forma híbrida.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br