Presidente do TJ planta ipê em comemoração ao Dia da Árvore

21/09/2021 17:02 516 visualizações

No dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Carlos Eduardo Contar, participou de uma ação que objetiva contribuir para um mundo mais sustentável, com melhor qualidade de vida, e plantou uma muda de ipê em frente ao Palácio da Justiça.

Na verdade, a ação simbólica de plantar uma árvore para reforçar a conscientização da necessidade de se cuidar do meio ambiente é recorrente na Justiça de Mato Grosso do Sul, já que o prédio do Poder Judiciário Estadual está localizado em uma das maiores áreas verdes urbanas do país. A muda de ipê foi uma doação da Sanesul, que esteve no ato representada pelo diretor do Meio Ambiente, Helianey Paulo da Silva.

“No total, estamos plantando hoje 11.300 árvores em 68 municípios de Mato Grosso do Sul. A data é muito significativa para nós e o cuidado do TJ com o verde que o cerca é maravilhoso. É perceptível para quem passa no Parque dos Poderes o respeito da Justiça com o meio ambiente”, disse Ilianei, ressaltando a beleza e o cuidado da área verde do TJMS, considerando-a a mais bem cuidada de todos os prédios do Parque dos Poderes.

O presidente do TJ relatou um pouco do trabalho que a administração realiza para a preservação do meio ambiente, agradeceu a parceria no fornecimento das mudas e garantiu que novos projetos e propostas estão sendo analisadas para garantir que todo o verde que cerca o prédio da Secretaria do Tribunal de Justiça e dos Fóruns das 55 comarcas instaladas sejam exemplo de cuidado com o meio ambiente.

Algumas ações podem parecer pequenas, mas a intenção é contribuir muito para a preservação do meio ambiente. A administração está empenhada em manter as conquistas alcançadas até aqui e lançar novas ideias envolvendo magistrados, servidores e demais colaboradores. “Iniciativas como esta, que contribuem para o bem de todos, devem ser mantidas”, garantiu o Des. Carlos Eduardo Contar.

A Coordenadoria de Serviços Gerais, ligada à Secretaria de Bens e Serviços, realiza a manutenção e o plantio de novas árvores em todos os jardins de prédios do Poder Judiciário. O cuidado se estende também para as árvores existentes, muitas com anos de vida, por isso, passam por avaliações e a devida poda, quando necessário e com autorização dos órgãos de controle e proteção.

Além disso, quando uma árvore cai, por causas naturais, são plantadas pelo menos outras três na mesma área, como forma de aumentar a área verde, melhorando a qualidade do ar, temperatura e bem-estar de quem trabalha ou frequenta as instalações do TJMS.

Do plantio desta terça-feira, além do presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar, participaram os diretores da Secretaria de Obras, Daniel Felipe Hendges, da Secretaria de Comunicação, Carlos Kuntzel, e da Assessoria de Cerimonial, Jorge Miguel.

Para os servidores, o Tribunal de Justiça está distribuindo nesta terça-feira 470 mudas de diferentes espécies, divididas em 50 de canafístula, 30 de paineira rosa, 30 mudas de cedro rosa, 30 de manduvi, 30 de noaga, 30 de jacarandá, 30 de ipê branco, 30 de ipê roxo, 30 de ipê rosa, 30 de pindó, 30 de aroeira pimenteira, 30 de angico preto, 30 de moringa, 30 de nêspera e 30 mudas de 7 cascas.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br