Plantão do feriado forense em Campo Grande registra 82% de casos criminais

11/01/2022 13:12 457 visualizações

O plantão judiciário de Campo Grande registrou grande movimento ao longo desse feriado forense. Entre os dias 20 de dezembro de 2021 até 6 de janeiro de 2022 foram distribuídos 854 processos na 1ª circunscrição que compreende, além da Capital, as comarcas de Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Terenos, Sidrolândia, Rochedo e Jaraguari.

Do total, cerca de 82% se referiram a feitos criminais (702), sendo que 308 deles trataram de medidas protetivas em decorrência de violência doméstica e familiar. Também foram distribuídos inquéritos de réus presos; autos de apreensão de menor de idade; representações por busca e apreensão de arma; representações por decretação de prisão preventiva; requerimentos de liberdade provisória; solicitação de vaga em estabelecimento penal; adequação de regime de prisão, entre outros.

Já as ações cíveis registraram 152 processos distribuídos, muitos deles relacionados à área de saúde, como pedidos de vagas em UTI, fornecimento de medicamentos e cirurgia, tanto do SUS quanto de convênios médicos. As questões da área cível também trataram de religação de energia elétrica e água, como algumas ocorrências de autorização de viagem para crianças e/ou adolescentes.

Os casos apreciados no plantão somente se referem a medidas urgentes, cuja demora possa resultar em risco de grave prejuízo ou de difícil reparação. Mesmo assim, foram registrados pedidos que não foram reconhecidos como sendo de plantão, como análise de progressão de regime, saída temporária e extinção de pena.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br