Delegatários recebem homenagem do Poder Judiciário

08/04/2022 19:17 929 visualizações

Reconhecimento e gratidão. Esses foram os sentimentos que alcançaram os presentes na solenidade realizada no plenário do Tribunal Pleno, na tarde desta sexta-feira (8), em que a Corregedoria-Geral de Justiça homenageou delegatários que exercem ou exerceram a titularidade nos serviços extrajudiciais por mais de 40 anos, em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade.

A homenagem foi criada em razão da importância jurídica e social da atividade desempenhada pelos notários e registradores, que contribuíram significativamente no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul ao longo das últimas quatro décadas, em especial no referente ao acesso e efetivação de direitos. Ressalte-se que algumas homenagens foram póstumas.

Na abertura da cerimônia, o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, destacou que esta é a primeira vez que um Tribunal de Justiça recebe delegatários que há muito tempo não se encontravam, além de reconhecer as décadas de dedicação no serviço delegado, prestigiando aqueles que escolheram o Poder Judiciário como meio de seu sustento.

“Esta homenagem é também uma forma de demonstrar o respeito que temos por quem muito apoiou os integrantes da magistratura nas comarcas – muitos hoje desembargadores que narram essas histórias. (?) Recebam da Corregedoria-Geral de Justiça e do Tribunal de Justiça os sinceros agradecimentos por esse tempo de atuação. Hoje o sistema cartorário de MS é modelo para o Brasil. Uma homenagem especial aos que se foram, pois não poderíamos esquecer daqueles que muito trabalharam pelo Poder Judiciário”, destacou.
 
Em nome dos homenageados titulares falou Miriam Reis Costa. Ela agradeceu a honraria e ressaltou o sentimento de gratidão pelo reconhecimento. “Sempre fui muito feliz com o cartório e com ele vivi até agora e continuarei vivendo. Esse trabalho só me deu contentamento para viver”.

O Des. Marcelo Câmara Rasslan discursou em nome dos delegatários falecidos e não escondeu a emoção ao falar do pai, Aniz Rasslan, que faleceu no último dia 28 de março. Ele rendeu homenagens aos delegatários distinguidos na cerimônia e lembrou de quando o pai iniciou a vida como tabelião, época em que havia simbiose entre os cartórios e o Poder Judiciário.

“São eles que indevidamente levam a culpa pelos valores tabelados cobrados por seus atos. (?) Se alguns buscam outros Estados sem se preocuparem com a qualidade dos serviços prestados, esquecem que os serviços prestados aqui são de uma excelência ímpar. (?) Os cartórios desempenham um trabalho que não pode ser medido apenas pelo livro caixa”, disse ele.

O desembargador ressaltou ao final de sua fala que, em seu entendimento, os cartorários merecem o mesmo respeito devido aos magistrados, pois constituem-se em órgãos delegados do próprio Poder Judiciário e exercem funções, praticam atos que a este Poder originalmente são reservados, submetendo-se às leis e normas de serviço da Corregedoria-Geral de Justiça.

Foram homenageados os titulares em exercício Alceu Soares Aguiar (49 anos em Dourados), Edio Amin (55 anos em Cassilândia), Edson Ubá Cerrato (50 anos em Aparecida do Taboado), Fátima Regina de Lima Martins (40 anos em Corumbá), Hélio Gonçalves de Sena Madureira (40 anos em Bonito), João Amádio Vieira (47 anos em Caracol), Maria Luiza Bonetti Nava (54 anos em Iguatemi), Miriam Reis Costa (56 anos em Três Lagoas), Olegário Campos (60 anos em Ponta Porã), Raimundo Cordeiro Sobrinho (41 anos em Itaporã), Raphael Chociai (45 anos em Naviraí), Regina Lúcia Teixeira Cabral (47 anos em Aquidauana), Renato Costa Alves (50 anos em Rio Verde de MT), Rosa Miyasato Alves (55 anos em Bandeirantes), Valdemir Alves (40 anos em Costa Rica), Valdenir Machado (50 anos em Panambi), Zulene Silva Serrou Camy (47 anos em Jaraguari).

Receberam postumamente o reconhecimento Air Ortiz do Nascimento, 57 anos no Serviço Notarial de Vicentina; Aniz Rasslan, 50 anos no 1º Serviço Notarial de Glória de Dourados; Izaías Gomes Ferro, 57 anos no 6º Serviço Notarial de Campo Grande; José Avelino e Silva, 50 anos no 1º Serviço Notarial de Bela Vista; Leda Maria Nogueira Mendes, 45 anos no Serviço de Registro de Imóveis de Anastácio; Maria do Céu Silva de Souza, 42 anos no 2º Serviço Notarial de Naviraí; Marina do Amaral Trachta, 65 anos no Serviço Notarial de Bataiporã; Rui Alves de Lima, 57 anos no Serviço Notarial de Nioaque.

Além do Corregedor-Geral de Justiça, compuseram a mesa de autoridades o Presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar; o Vice-Presidente, Des. Sideni Soncini Pimentel, e o Diretor-Geral da Escola Judicial (Ejud-MS), Des. Dorival Renato Pavan.

Prestigiaram o evento os desembargadores Sérgio Fernandes Martins, Ruy Celso Barbosa Florence, Marcelo Câmara Rasslan, Nélio Stábile, José Ale Ahmad Netto, Elizabete Anache, o juiz substituto em 2º Grau Waldir Marques, o juiz convocado Vitor Luís de Oliveira Guibo, os juízes auxiliares da Corregedoria, César Castilho Marques e Renato Antonio de Liberali, o presidente da Amamsul, juiz Guiliano Máximo Martins, e representantes de associações das categorias dos notários e registradores.

Honraria – Na mesma solenidade, a servidora aposentada Azenaide Rosselli Alencar também recebeu uma homenagem pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário, em especial à Corregedoria-Geral de Justiça.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br