Desembargador da primeira formação do TJMS completa 90 anos de vida

13/05/2022 12:23 950 visualizações

Com muita alegria, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul dá os parabéns ao Desembargador Aposentado Sérgio Martins Sobrinho pelo seu aniversário de 90 anos, celebrado na data de hoje, dia 13 de maio. O desembargador foi o terceiro a ser empossado no cargo pelo TJMS.

“Estava conversando com meu filho hoje sobre como é um princípio meu, até hoje, sempre que possível, ajudar os outros. Essa é uma experiência muito gratificante e muito importante na vida. Eu aprendi isso do meu pai e meus filhos são assim também”, disse o aniversariante em diálogo nesta manhã com o diretor da Secretaria de Comunicação, Carlos Kuntzel.

Um dos filhos a que o desembargador aposentado se refere é o também desembargador do TJMS, Sérgio Fernandes Martins. Formando-se em Direito como o pai, o atual presidente da 1ª Câmara Cível primeiro atuou nas carreiras de docência e advocacia antes de ingressar na magistratura de 2ª Instância na vaga correspondente ao Quinto Constitucional reservada aos advogados, seguindo, assim, os passos de seu célebre genitor.

“O pai para um filho é sempre um herói. O meu pai, além de herói, foi para mim um espelho. Nele procurei refletir toda a minha experiência de vida. Primeiro, de muito trabalho. Jamais posso esquecer dele às 4 horas da manhã escrevendo suas sentenças em uma máquina Remington 1960, no tique-tique das teclas, em Comarcas à época distantes como Cassilândia e Rondonópolis. Depois, pela sua honradez pessoal. Conheci poucas pessoas capazes de não aceitar e até mesmo censurar quem ousasse querer presentear com uma pequena lembrança que fosse alguém da família. Por fim, pela sua abnegação e resiliência. Viveu uma infância de dificuldades, estudou praticamente sem recursos, ingressou e atingiu o ápice da magistratura por méritos próprios e, ainda hoje, vive uma vida sóbria e modesta. Honrou a família e soube criar os filhos. Parabéns pelo seu aniversário de 90 anos, papai!”, congratula o Des. Sérgio Fernandes Martins.

Indagado sobre o privilégio de tamanha vivência e todo o percurso feito ao longo da vida, o aniversariante é categórico em afirmar que valeu a pena, mas faz uma importante ressalva. “Nós (desembargadores), que comandamos o Poder Judiciário, muitas vezes ficamos encarregados de missões, mas precisamos e aprendemos muito com as pessoas que nos apoiam. É uma coisa que eu sempre defendi, quem conduz o Poder Judiciário são vocês, os servidores”.

Esse princípio norteador foi algo tão marcante na magistratura do desembargador que ele foi surpreendido no início deste dia com um vídeo enviado por um antigo colaborador do TJMS que o relembrou de um fato ocorrido em 1980. Na época, Ivo Marcos Medeiros Vieira trabalhava como garçom nas sessões de julgamentos e, ao terminarem os trabalhos e ao reconhecer a dedicação e compromisso com que o rapaz desenvolvia sua função, o Des. Sérgio Martins Sobrinho chamou-o e se colocou à disposição para ajudá-lo, fato que marcou a vida deste e fez nascer uma grande amizade entre ambos.

Outro a reconhecer a honradez do nobre julgador é o Desembargador Aposentado Jesus de Oliveira Sobrinho. Ambos compuseram a primeira formação colegiada do TJMS. “O Des. Sérgio sempre foi, tanto no TJ de Mato Grosso, quanto no TJ de Mato Grosso do Sul, um bom julgador. Sempre foi trabalhador, eficiente, dedicado e muito preocupado com as questões de justiça. Em suma, foi um homem muito dedicado à magistratura e de grande importância para a distribuição da justiça. Deixo minhas felicitações a ele no seu aniversário”.

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Carlos Eduardo Contar, também parabenizou o desembargador aposentado, ressaltando sua importância para a magistratura sul-mato-grossense, não só pelo fato de ser um dos primeiros julgadores do Estado, mas também pela retidão com a qual sempre desempenhou suas funções.

“Conheci o Des. Sérgio Martins Sobrinho quando ingressei no Tribunal de Justiça como servidor, e ele então o Presidente. Trata-se de figura histórica ao integrar a primeira composição desta Corte, vindo, por opção, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Pessoa séria, dedicada, zeloso das questões administrativas e judiciais, deixou registrado – sem favor algum – votos memoráveis, balizadores da judicatura sul-mato-grossense. Hoje, ao completar 90 anos de vida, merece o reconhecimento público pelo trabalho, honradez e exemplo. Permita Deus convivermos, ainda, por longos e saudáveis anos, registrando nos anais do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul sua profícua e respeitável história de vida”.

Trajetória – Sérgio Martins Sobrinho nasceu em 13 de maio de 1932 na cidade de Ponta Porã/MS. Iniciou na magistratura aos 37 anos de idade, atuando na comarca de Cassilândia nos anos de 1969/1970.

Em 1970, foi promovido por merecimento para a comarca de Rondonópolis, onde exerceu a magistratura até ser novamente promovido por merecimento para Cuiabá em 1974.

Já no ano de 1976 foi pela terceira vez promovido por merecimento, contudo, agora ao cargo de Desembargador do TJMT, tribunal em que exerceu a função de Corregedor-Geral de Justiça entre os anos de 1977 e 1979.

Com a divisão do Estado, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 1979, tendo sido um dos responsáveis pela sua implantação.

Presidiu referido tribunal no biênio 1983/1984, aposentando-se em 2 de outubro de 1986.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br