TJ participa de programa de combate à violência doméstica para colaboradores da Suzano

21/09/2023 13:10 641 visualizações
As desembargadoras Elizabete Anache e Jaceguara Dantas da Silva, que respondem pela Coordenadoria da Infância e Juventude de MS e pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, respectivamente, participaram da formação do programa Maria da Penha na Roda de Tereré, realizada pela empresa Suzano, na comarca de Ribas do Rio Pardo. 

As magistradas foram convidadas para acompanhar a iniciativa que integra as ações sociais da empresa pelo fim da violência doméstica e familiar contra as mulheres e contra as crianças e adolescentes. O evento foi realizado no auditório do escritório de obras da Suzano e teve quatro rodadas de palestras, que começaram às 11h40 e terminaram por volta das 14 horas. A juíza Camila Neves Porciúncula também participou da capacitação.

Voltadas para os colaboradores da empresa, as palestras exploraram questões sensíveis no combate e prevenção a todo tipo de violência contra as mulheres e também contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Ribas do Rio Pardo, tendo em vista principalmente o crescimento populacional vertiginoso desde a instalação da fábrica de celulose.

Acompanhadas por servidores de ambas as coordenadorias, as desembargadoras aproveitaram a oportunidade, para reforçar a importância da inclusão dos adolescentes por meio do programa  Menor Aprendiz, pois representa a oportunidade para o jovem ter seu primeiro contato com o mercado de trabalho e ainda conseguir uma qualificação técnica. 

As magistradas também frisaram a necessidade de priorizar a contratação de mulheres vítimas de violência, a fim de que consigam quebrar o ciclo de violência ao alcançarem sua independência financeira, bem como a importância da existência de creches para que as mulheres possam trabalhar na segurança de terem seus filhos em bons cuidados durante o expediente de serviço.

O diretor de Engenharia da Suzano, Maurício Miranda, apresentou às desembargadoras o Projeto Cerrado, nome dado pela empresa à construção da fábrica de celulose de Ribas do Rio Pardo, e todas as ações e iniciativas desenvolvidas pela companhia em decorrência de sua instalação no município sul-mato-grossense.

Saiba mais – Em maio de 2022, o Tribunal de Justiça de MS, a prefeitura de Ribas do Rio Pardo, e a Suzano firmaram Acordo de Cooperação Mútua para intensificar as ações de prevenção a todo tipo de violência contra as mulheres, bem como contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com o termo, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Coordenadoria da Infância e Juventude, o Tribunal de Justiça e o juízo da comarca de Ribas do Rio Pardo comprometeram-se a atuar como multiplicadores de informações e conhecimento sobre toda a legislação envolvendo o tema para os colaboradores da Suzano. 

De lá para cá, diversas ações já foram desenvolvidas. Em agosto de 2022, por exemplo, cerca de 3,6 mil trabalhadores do canteiro de obras da nova fábrica foram sensibilizados sobre a campanha Sinal Vermelho por meio de oficinas realizadas pelos juízes Helena Alice Machado Coelho, Jacqueline Machado e Thiago Notaria Bertoncello. Em fevereiro deste ano, iniciativa semelhante foi desenvolvida, alcançando desta vez cerca de 8,5 mil trabalhadores.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br

Galeria de Fotos