Projeto Padrinho encerra o ano com mais uma parceria consolidada

19/12/2023 16:15 228 visualizações
O juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, que atua na área da infância e juventude da comarca de Corumbá, encerrou 2023 comemorando com sua equipe mais uma parceria que beneficia crianças e adolescentes em acolhimento institucional dos municípios de Corumbá e Ladário. 

A iniciativa foi idealizada pelo presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson de Barros, que, com o apoio de dos parceiros Equipe Run 4 Life, Macal e Sicredi, criou a Associação Leque de Oportunidades, que iniciou em 2023 o Projeto Cantando e Encantando, no qual, sob a orientação do musicista, Ricardo Maisato, vem fornecendo aulas de violão como instrumento de fomento à cidadania. 

Para o juiz, o ensino da música contempla predicados de disciplina, persistência e fortalece a autoestima dos acolhidos. Ele destacou ainda a relevância de inúmeros outros parceiros que atualmente são padrinhos constantes das entidades de acolhimento, realizando atividades rotineiras junto aos acolhidos, o que fomenta sua inserção social. 

“Quando assumimos a jurisdição, percebemos que havia um grande número de parceiros e padrinhos que concentravam suas atividades em datas comemorativas como Páscoa, Natal e Dia das Crianças, por exemplo, porém nos demais meses do ano, as atividades eram raras. Por isso, em reunião com esses parceiros e padrinhos, conseguimos distribuir tais esforços para que cada um deles tenha condições de contribuir, realizando eventos em cada um dos meses do ano, reforçando a interação social de crianças e adolescentes”, frisou. 

O Projeto Padrinho é uma iniciativa pioneira, criada pela justiça sul-mato-grossense para aproximar a sociedade da realidade de crianças, adolescentes e famílias carentes para sensibilizá-la a se mobilizar em favor desse grupo social, oportunizando o retorno ao convívio familiar e priorizando a manutenção dos vínculos estabelecidos. 

Existem diferentes opções de apadrinhamento: padrinho afetivo, financeiro, doador de material e prestador de serviço. Para ser um padrinho afetivo é necessário realizar o Curso Preparatório para Apadrinhamento, visando capacitar novos voluntários na modalidade de apadrinhamento afetivo. A participação é um dos pré-requisitos para os interessados nessa modalidade de apadrinhamento. 

Entidades, empresas, escolas, cursos profissionalizantes e técnicos que desejarem proporcionar melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes são bem-vindos para se unir ao Projeto Padrinho.  

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/whatts (67) 99845-4651. 
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br