Rede de proteção de Deodápolis recebe capacitação sobre prevenção e combate à violência infantil

26/02/2024 13:50 446 visualizações
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Deodápolis, juntamente da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho da Comunidade, ministraram mais uma capacitação da rede de atendimento para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no interior do Estado.

Desta vez, a capacitação foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Deodápolis nos dias 22 e 23 de fevereiro, por intermédio do Projeto de Prevenção e Combate à Violência Infantil nas escolas, baseada na cartilha e filme de curta metragem "Estrelas na Cabana”. O livro é um material de apoio ao trabalho de prevenção, tendo sido desenvolvido pela CIJ em parceria com a Associação Mãe Águia e o Projeto Nova, e com Débora Amaro e Viviane Vaz como autoras. O objetivo é preparar crianças e adolescentes para se protegerem de possíveis abusos, identificar a violência sexual, discutir o tema, incentivar alunos a revelarem se estiverem sofrendo violências, e a pedir ajuda em situações em que estejam ameaçados.

A equipe do TJMS, composta pela assistente social Doemia Ignes Ceni e pela psicóloga Renata Giancursi, também trabalhou a Escuta Especializada e o Depoimento Especial com os atores do sistema de garantia de direitos do município. Esses dois institutos buscam evitar a exposição da criança e do adolescente a situações constrangedoras na sala de audiência; obter provas processuais; evitar sucessivas entrevistas, por meio de produção antecipada de provas; reduzir danos; e garantir os direitos da criança e do adolescente à proteção e prevenção de violação de seus direitos, ao ser ouvida em juízo.

No início da capacitação, o CMDCA agradeceu a juíza da comarca, Natália Devechi Picoli Antunes, pelo comprometimento e parceria no desenvolvimento de ações de enfrentamento às violações de direito, como também na luta por políticas públicas junto à rede de atendimento municipal. A secretária de Assistência Social de Deodápolis, Márcia Cristina, por sua vez, enfatizou que o Poder Judiciário, por meio da magistrada titular no município, vem desenvolvendo diversas ações na área dos direitos da criança e do adolescente, como também no enfrentamento à violência doméstica por meio do Dialogando Igualdades do TJMS.
Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br